Posted by : Ludvika terça-feira, 2 de abril de 2013

Há um ano sou vegetariana (sem relação com ser ana/mia, é por amor aos animais somado à razões políticas e comerciais) e venho tomando suplemento de vitaminas, para reforçar principalmente as que se encontram mais em alimentos de origem animal (por exemplo a cobalamina, mais conhecida como vit B12).
Acredito que alguns de vocês já tenham ouvido falar de Centrum ou outros suplementos (eu tomo Vytinal, Centrum é caro demais :x).
As vitaminas são em sua maioria auxiliares metabólicos e co-fatores (enzimas) de diversas reações em nosso organismo. Muitas meninas tomam suplemento achando que assim vão evitar a queda de cabelo ou a quebra das unhas, mas isso não é suficiente! Sabem por quê? Porque as vitaminas precisam ser ABSORVIDAS, e isso acontece no intestino. Logo quem toma laxantes com muita frequência pode acabar tendo uma avitaminose mesmo comendo bastante. As vitaminas hidrossolúveis (complexo B, C, H entre outras) são assimiladas pelo intestino grosso, quando este reabsorve a água. Mas as vitaminas lipossolúveis (K, A, D e E sendo as mais conhecidas genericamente) só são absorvidas no duodeno (intestino delgado), quando se dá a ação das lipases do suco pancreático. Ou seja, só são absorvidas na presença de gorduras. Para quem ainda não entendeu: não adianta tomar suplemento sem ingerir uma quantidade mínima de lipídio para ser digerido junto. A boa notícia dentro da má: o lipídio em questão pode ser azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco, que se consumidos em pouca quantidade são benéficos ao organismo. Um alerta ainda é válido: pessoas que comem normalmente não devem tomar as vitaminas por fora porque conseguem os nutrientes necessários na própria alimentação. Uma superdosagem pode levar a sérios problemas no fígado ou em outros órgãos.
Dica para quem quer ter cabelo e unhas fortes: as vitaminas A (retinol), E (tocoferol) e B5(ácido pantotênico) auxiliam o crescimento! E inclusive podem ser compradas como um óleo ou base para as unhas.
Qualquer dúvida comentem que tentarei responder da melhor forma possível dentro do meu conhecimento limitado :)

{ 8 comentários... read them below or Comment }

  1. seu nome é Ludvika mesmo? Se for, meu Deus, que coisa mais linda!!! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que eu queria, mas meu nome de verdade é bem sem graça. Escolhi Ludvika para funcionar como uma marca sabe? Obrigada *-*

      Excluir
  2. Eu sou ovolactovegetariana,e tomo centrum,comecei a pouco tempo,minha mãe que comprou pra mim,e não sei porque o médico disse que tipo quando acabasse uma eu tinha que tomar outra e assim sucessivamente.
    Eu não tomo mais laxante,já tomei algumas vezes mais hoje isso não rola comigo.
    Estou pensando em seriamente comprar o óleo de coco,dizem tem inúmeros beneficios tanto pra saúde quanto para o emagrecimento.Aqui onde moro vi em um supermercado e estava de R$15,00.

    até logo,
    abraços...
    *Tita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, tomar vitamina tem que ser de maneira contínua... O óleo de coco eu nunca experimentei porque para dar certo tem que ser do puro. Como não sei se o que vou comprar é 100% puro tenho medo de acabar ingerindo mais gorduras sabe ;/

      Excluir
  3. Oii flor!!
    Tambem sou vegetariana, ha 2 anos. Tomo complementos alimentares por causa disso e pq da ana EAHIUEHAUIHEIUAHE ao menos assim nao fico com peso na consciência ;D
    Estou te acompanhando!
    Qualquer coisa é so chamar
    Bjão
    Alê

    ResponderExcluir
  4. Para mim também funciona assim haha *-*
    Obrigada linda, digo o mesmo, precisando estou por aqui :*

    ResponderExcluir
  5. obrigada pelo comentário do outro dia. Vou seguir :) bjinho

    ResponderExcluir
  6. Obrigada :D Teu blog é muito bom *-*

    ResponderExcluir

Blogroll

~~LUDVIKA~~

.

Queridos

Sobre as postagens

Preciso me dedicar mais aos estudos e leitura acadêmicas, por isso postarei pouco por um tempo. Estarei sempre por aqui vendo o que acontece com vocês. Agradeço o carinho.

Tecnologia do Blogger.

Translate

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, muitas palavras - uma farsa. "Eu só quero ser bela, uma daquelas meninas-flor: quebrável" Ludvika é uma personagem; qualquer semelhança é mera transferência de personalidade.

Copyright © 2012 Ludvika -Black Rock Shooter- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan